sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Do you Facebook?

Do you Facebook?
Twitter? Instagram? Snap Chat? Edmodo? Storify? Pintrest?
E a lista pode ir longa...

Nos dias de hoje não é nenhum absurdo dizer que a lista das redes sociais disponíveis é quase infinita e cada dia que passa essa lista aumenta. São redes sociais para todos os gostos, todos os perfis, todas as utilidades.

Mas a questão é: uma vez trazendo, como escolher qual utilizar? E o mais importante, como utiliza-la?

Essas questões não têm respostas prontas, não têm receita de bolo. Cada grupo é um grupo, mesmo quando no mesmo nível e usando o mesmo material. Cada grupo tem perfil diferente e é isso que vai ditar qual a escolha de qual dessas tecnologias iremos trazer para o grupo.

Na minha experiência já utilizei algumas dessas tecnologias com meus grupos, e é claro que tenho favoritos e outras nas quais não vejo a menor utilidade. Mas, isso é minha opinião e seu o perfil do meu grupo pede alguma dessas que eu não gosto, fazer o quê né? O que me cabe quanto professora é me ajustar, aprender a usar a tecnologia que encaixe ao perfil do meu grupo e usar e abusar da criatividade para fazer bom usa em sala de aula.

FACEBOOK
O meu favorito foi criado para alunos de uma universidade – olha só o motivo de sua criação, conectar alunos de uma universidade. Isso me mostra que o Facebook já nasceu com uma predestinação para dar certo entre alunos.
Porque eu gosto?
É grátis!
Tudo mundo tem, eles podem até não usar, mas os alunos têm!
Os alunos estão sempre conectados. Faltou na aula? Sem problemas. Perdeu conteúdo, não sabe se tem lição de casa? Não tem problema fica tudo registrado. As informações são facilmente compartilhadas, fica tudo lá. Além disso, os alunos ficam conectados além da sala de aula, compartilhando muito mais do que assuntos relacionados com a sala de aula.
Cria um ambiente colaborativo. Os alunos percebem que o uso da ferramenta vai muito além de cliques ou curtidas e ao professor se abre uma oportunidade de se discutir sobre uso adequado da internet e das redes sociais. Também é uma maneira fácil de envolver os pais.
O Facebook é uma excelente “amiga” dos professores. Conseguimos conhecer melhor nossos alunos e não apenas os rostos deles. Ficamos por dentro de suas atividades, preferências, de onde estiveram e assim conseguimos trazer essas informações para sala tornando nossas aulas mais relevantes e significativas.
Aplicativos educacionais. O Facebook está cheio de aplicativos voltados para educação e outros milhares que podem ser usados com propósito educacional. Aqui você encontra uma pequena amostra.


INSTAGRAM
Essa ferramenta foi criada para ser usada em Smartphones® para postar e compartilhar fotos. Para alguns vem aqui o desafio: como levar essa ferramenta para sala de aula de aula e engajar os alunos?
Que tal pedir para os alunos descreverem uma foto? Talvez uma foto relacionada ao tema da última aula que pode ser usada para uma revisão. Uma foto com o tema da próxima aula que pode ser usada como alimento para o professor preparar uma aula com mais relevância para o grupo.
E para engajar? Num primeiro momento vai ter de ser como tarefa! Com o tempo isso se torna divertido e a interação entre os alunos aumenta gradativamente.


TWITTER
Esse aqui é o meu maior desafio. Como usar uma ferramenta que nos permite apenas o uso de 140 caracteres?
O micro blog é uma realidade que invadiu o mundo trazendo notícias de todos os gêneros de uma forma resumida e direta.
Pesquisando e buscando ajuda para vencer esse desafio achei essas dicas que vou colocar em prática, com certeza!


Esses dias me deparei, graças a minha professora Karina, conheci outras ferramentas. E a lista só aumenta!!

EDMODO
É praticamente um Facebook para professores e alunos. Olha a foto.



O maior problema para usar o Edmodo seria divulgar isso entre os alunos e pais, uma vez que a essa ferramenta não é muito difundida no Brasil.


STORIFY
Estou apaixonada pelo Storify! Essa ferramenta permite que você conte sua história de forma digital. Já pensou fazer um jornal digital da sua sala de aula?
Pelo Storify conseguimos trazer vários recursos da internet para sua história, dá pra pesquisar tudo em todos os lugares.
Vou colocar o Storify em prática e depois eu conto como foi minha experiência.
Pra conhecer mais sobre o Storify assista o vídeo abaixo.




E se a gente procurar tem muitas e muitas outras ferramentas que podem ser usadas em salas de aulas. Vale lembrar que o que conta mesmo é a satisfação dos nossos alunos e sua aprendizagem e é isso que vale quando escolhemos as ferramentas que serão usadas na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário