terça-feira, 3 de novembro de 2015

Aplicativos não-educationais

Aplicativos não educacionais usados na sala de aula ELT

A quantidade de aplicativos disponíveis para os diversos dispositivos beira o infinito. Tem aplicativo pra tudo! Duvida? Olha só...

Na onde do i (iPad, iPod, iPhone e i o que você quiser) a Hottrix um empresa americana de Las Vegas criou o iBeer, afinal poucas coisas na vida são melhores do que tomar um bom copo de cerveja, pensando nisso os criadores deste app resolveram transformar o seu smartphone no cobiçado copo de cerveja gelado - com bolhas, espuma e tudo o que tem direito - e simula até mesmo que a pessoa está bebendo se ela encostar a boca em um dos cantos do copo (digo, celular) e incliná-lo. Parece inútil né? Mas o iBeer já foi escolhido como o melhor app da Apple Store e foram mais de 90 milhões de downloads. Vai entender...

Lembra do Tamagotchi? Aquele bichinho virtual dos anos 90? Aquele que toda criança tinha? O Look after you stone é praticamente a mesma coisa, mas aqui você cuida de uma pedra. Uma pedra... pedras que não morrem e não murcham. Aí você me pergunta qual é a moral da coisa, então. Segundo a Random Apps, a criadora do aplicativo “esse jogo ensina a importância de dar sem esperar nada em retorno”. Ah, você ainda pode escolher qual tipo de pedra que quer cuidar, dar um nome para ela e ainda pode vesti-la e usar acessórios. Nem preciso dizer que é um sucesso!

Mas no universo de aplicativos tem muita coisa legal e dentro desse universo podemos encontrar vários aplicativos que podem nos ajudar na sala de aula de inglês. Aqui em baixo tem 10 dos aplicativos que discutimos em sala de aula (lá no IEL da Unicamp nas aulas de Tecnologia Digitais e Móveis e Ensino de Línguas Estrangeiras) e como eu introduzi um deles na minha aula na semana passada.

A lista foi numerada de 1 a 10 simplesmente pela organização, a numeração não tem nenhuma escala de preferência ou de app mais utilizado e nada nesse sentido.

1.   SITES – Esses sim são infindáveis! Uso muito para exercícios online, aqueles que os alunos fazem e tem a correção ali mesmo, sem espera, feedback automático. E uso também para flashcards, principalmente para as crianças. Dá uma olhada:

2.   BLOGS – Outra ferramenta legal são os blogs e o que eu acho mais legal aqui é que em uma postagem a gente consegue um monte de informações sobre o tópico que estamos pesquisando. No mesmo lugar a encontra lesson plans, vídeos, exercícios, referências. Aqui estão alguns que eu visito:

3.   YOUTUBE – Em 2011 cerca de 48 horas de vídeo eram uploaded no Youtube a cada minuto e é claro que tem de tudo por lá também mas, o que é importante pra gente é que tanto alunos quanto professores podem se beneficiar com o conteúdo destinado a aprender inglês que tem por lá. Como professora e formadora de professores vejo no Youtube uma grande ferramenta de auxílio e coloquei alguns dos canais que uso aqui em baixo: 
     Carina Fragozo – English Brazil 
     Jennifer ESL – Learn English with Jeniffer 
     Demo Lesson – TesolatRennertNYC

4.   TED – Uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Aqui fica difícil escolher esse ou aquele vídeo, então coloquei um que fala um traz o Diretor de Tendências do YouTube falando porque os vídeos go viral.




E que tal um vídeo para dar um boost na motivação dos professores?



5.    Wix – você professor ainda não tem site? Não tinha. Você professor ainda não criou um site para usar com seus alunos? Agora pode! Use o Wix, é fácil, divertido e o melhor, é de graça!

6.   Autorap – a moçada curte um RAP? Faça o seu! O aplicativo Autorap transforma uma simples fala se torne uma música muito legal. Basta selecionar uma música e gravar com seu estilo. Você pode Change Beat e assessa músicas de rapper conhecidos para como base para sua criação.
  
7.    My talking avatar – Conhece o movie maker? Esse é um app pra fazer avatar. A versão gratuita tem algumas restrições, mas ainda dá pra se divertir. Imagine só quantas ramificações podemos ter disso na sala de aula.

8.  Tellagami – é um aplicativo gratuito onde podemos montar filmes curtos que o aplicativo chama de “gami”. Esse aplicativo não foi desenvolvido para ser um app educativo mas os usos na sala de aula são muitos. Saiba mais aqui.
  
9.   Pixton – Sem dívida um dos meus favoritos. Em sua página inicial eles usam a seguinte frase: Pixton empowers the world to communicate graphically with comics.  O que é S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!!! Com a tecnologia utilizada no Pixton a gente consegue criar personagens em diversas poses, com diversos backgrounds, com acessórios, com bolhas de diálogos. Uma delícia. Eu ainda estou descobrindo as possibilidades. Lá no Youtube tem um tutorial para que me ajudou bastante, vai lá!

10. Instaquote – esse eu achei muuuuuito legal também. Sabe aquelas fotos que a gente encontra na internet que servem de fundo para frases famosas? O Instaquote faz pra você num piscar de olhos! Esse aqui em baixo eu fiz enquanto durante a aula...


Por ser fácil de usar, escolhi esse aplicativo e usei na minha sala de aula. Até o final da semana coloco o Lesson Plan no ar.