Que as
redes sociais chegaram pra ficar não é novidade nenhuma novidade, mas a
novidade é usa-las a nosso favor dentro da sala de aula de inglês e quando eu
falo a nosso favor estou me referindo tanto a alunos e professores e por que
não as famílias, amigos e quem mais quiser.
A Anatel, em 2013, anunciou que no Brasil já tinha mais celulares do que pessoas - veja a reportagem da revista Exame.
A pesquisa da we are social confirma o que a Anatel já sabia. A imagem abaixo mostra os números para 2015.
Veja todos os números dessa pesquisa aqui.
Como mostra a pesquisa da we are social o número de usuários ativos das redes socais no Brasil é impressionante. Então, resolvemos
(eu, meus colegas e a nossa professora Karina) explorar 4 delas que são as mais
populares no Brasil - Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram - e que são vastamente acessados e acompanhados pelos nossos
alunos de inglês.
Educação
e dispositivos móveis é um casamento possível. O negócio é parar com a
briga que tem de um lado um professor, que geralmente "fica
brigando" para que os alunos não usem seus dispositivos e do outro
uma turma inteira de alunos que ficam "tentando esconder" o uso em
sala de aula. A sacada é parar de vez com o mi mi mi dos dois lados, pedir aos
nossos pupilos que coloquem seus aparelhos em suas mesas e inclui-los nas
aulas. Assim todo mundo ganha! Ganha o professor que acaba com o cabo de guerra
com os alunos. Ganha o aluno que muda o foco de atenção de seu dispositivo para
sua aula. Mais importante de tudo é que quem ganha mais é a educação – a aula
se torna mais relevante para os alunos uma vez que inclui algo que é parte do
cotidiano deles trazendo um resultado muito melhor.
Conversando
sobre esse assunto com alguns colegas que ainda “brigam” com os alunos por
causa de seus aparelhos, escutei alguns comentários do tipo: 1. “Mas tem usar
toda aula?”; 2. “Tem que usar todas as redes sociais?”; 3. ”Eu não uso, como
vou usar com meus alunos?”.
1.
Claro que não! Os dispositivos móveis são mais uma ferramenta no árduo
caminho da aprendizagem e com as redes sociais esse caminho pode ser um pouco
menos turbulento. Eu recomendo o uso das redes sociais por vários motivos:
a.
É super-relevante para a grande maioria de nossos alunos, uma vez
que fazem parte do dia-a-dia de praticamente todo o mundo;
b.
É um canal de comunicação rápido (redes wi-fi estão distribuídas
por muitos lugares) e eficiente (a mensagem chega a seu destino em segundos e
nem tem como a outra pessoa dizer que não recebeu... A gente sabe...kkk);
c.
É universal. Os dispositivos móveis colocaram o mundo em nossas
mãos. As informações foram democratizadas com os sites de busca e a responsabilidade
do professor de ser a única fonte de informação foi dividida com os alunos.
Como dizem alguns dos meus alunos, “God bless the Oracle Google!”.
2.
De jeito nenhum a gente vai usar todas as redes sociais com todas
as nossas turmas, mas podemos eleger uma favorita! E aqui ficam duas lições uma
de que vivemos em uma microssociedade (sala de aula) onde as escolhas do grupo
são soberanas as escolhas individuais e de que a tecnologia pode nos auxiliar
até para aprender inglês.
3.
Não sabe nem o que é SnapChat? Tão pouco sabe como usar o Twitter.
O tal do Instagram tira o seu sono? Vamos transformas adversidades em
oportunidades!!! Olha que hora maravilhosa de transformar os grupo de alunos em
“partidos políticos” e pedir que cada um faça uma campanha de sua rede social
antes da eleição da preferida da turma. Aproveite o momento para “entregar o
bastão” do conhecimento a seus alunos e tire não apenas uma avaliação, mas
também uma lição de como usar as redes sociais do momento.
É minha
gente, os dispositivos móveis (celulares, tablets e laptops) fazem parte da
nossa vida e da vida de nossos alunos, o jeito é... "If you can't beat them, join
them!" e usa-los a nosso
favor e, principalmente, em favor dos aluno.
Em breve dividirei minhas experiências com o uso das redes sociais em sala de aula e fora dela. Aguardem!

Muito legal Thabata! Gostei da ideia da eleição da rede social!
ResponderExcluir